terça-feira, 15 de maio de 2007

Novos itens sobre Artrologia


As articulaçoes podem ser classificadas em:
Articulações fibrosas: não têm cavidade articular. Os ossos estão unidos por tecido fibroso e subdividem-se em:Sindesmose: refere-se a uma articulação unida por tecido fibroso que permite pouco movimento localizando-se entre os ossos do corpo, como é o caso dos metacarpos do equino, rádio e ulna.Sutura: é a junção entre ossos do crânio, que estão unidos por tecido fibroso no início da vida, mas que podem ossificar-se após a maturidade e é dividida em:Serreada: as bordas articulares formam "serras"Ex.: Articulação Interfrontal.Escamosa: o encaixe entre as bordas articulares é feita em forma de bisel.Ex.: Articulação Incisivo-maxilar, Planas: não possui elevações, ou seja, bordas articulares retilíneas.Ex.: Articulação internasal.Gonfose: corresponde a articulação especializada dos dentes em seus alvéolos na mandíbula e na maxila. Articulações cartilagíneas: possuem ossos unidos por por cartilagem, sem intervenção da cavidade articular. Podem ser classificadas em:Sincondrose: articulação imóvel cujo meio de união é a cartilagem hialina. A intermandibular e a cartilagem epifisária são exemplos de sincondrose.Sínfeses: também chamadas de articulações fibrocartilagíneas,possuem como meio de união cartilagem fibrosa. É o caso dos ossos púbicos adjacentes.Obs: Os tecidos fibrosos ou cartilagíneos que separam ossos adjacentes em sindemoses,sincondroses e sínfises podem ser substituídos por osso,como resultado de um processo degenerativo. Esse processo pode ser chamado de sinostose.Articulações sinoviais: permitem movimentos.
Referências:Piermattei, D.L.; Flo, G.L. Manual de Ortopedia e tratamento das Fraturas dos pequenos animais, São Paulo: editora Manole, 3.ed, 1999, pg 161-189.Apostila de ciencias morfologicas I do 1º periodo de 2007(artrologia)

Referências:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=50103-84782006000600022 Site acessado em:08/03/2007;Piermattei,D.L.;Flo,G.L. Manual de Ortopedia e tratamento das Fraturas dos pequenos animais,São Paulo:editora manole,3.ed,1999-pg 161-189.

Nenhum comentário: